Calendário Litúrgico

O ano litúrgico começa no quarto domingo do Advento e termina na Festa do Cristo Rei do Universo. Podemos destacar dois grandes momentos litúrgicos durante esse período: Ciclo do Natal e Ciclo da Páscoa, entremeados por outro ciclo chamado tempo comum, que se divide em duas partes. Não é chamado comum no sentido de não ter nada a oferecer mas porque representa o dia-a-dia da vida, o tempo de espera e de reflexão, tempo de pensar e agir. É o nosso “feijão com arroz” gostoso de todo dia.
       O ciclo do Natal é dividido em dois períodos chamados Tempo do Advento e Tempo do Natal.
       O Tempo do Advento pode começar entre os dias 20 de novembro e 03 de dezembro, conforme a data da Páscoa. Começa no quarto domingo do Advento e termina na primeira véspera do dia 24 de dezembro
Espiritualidade: purificação da vida
Ensinamento: humildade e autenticidade.
Atitude: Mudança de vida
Cor: roxa – representa a penitência, não é no sentido do sofrimento, mas da espera de algo grandioso que virá. No terceiro domingo pode-se usar o rosa, a critério do celebrante (opcional). Significa já um sinal de alegria que desponta em meio à grande espera.

Tempo do Natal - começa no dia 25 de dezembro e termina na Festa do Batismo do Senhor.
Espiritualidade: Alegria e humildade
Ensinamento: O Filho de Deus se fez homem
Atitude: Fé e gratidão ao Salvador
Cor: branca. Representa alegria e festa
      No ciclo do Natal ainda celebramos as festas da Sagrada família e Epifânia (manifestação de Deus). Celebramos o mistério da Encarnação.
Tempo Comum – primeira parte- Começa no dia seguinte à festa do Batismo do Senhor e termina na véspera da quarta feira de cinzas. Ensinamento: Vida de santidade pregada por Jesus
Atitude: Ouvir atentamente a Palavra de Deus.
Cor: verde – sinal da esperança cristã que anima os corações


                                               .Diácono João Batista Barbosa Bueno
                                (Notário na Câmara Eclesiástica e Chanceler do Bispado de Santos)

Nenhum comentário: